10.2.12

Personalizando cadernos - parte II


Oii, gente! Vocês lembram que há um século atrás eu tinha prometido ensinar a encapar o caderno com tecido? Então... (clique em "leia mais!")

Materiais:
* um caderno simples
* tecido de sua preferência
* papel cartão (escolha uma cor que combine com o tecido)
* tesoura
* cola (tipo Cascorez)
* pincel
* elástico (uns 4cm maior que a altura do caderno)
* fita de cetim (se o caderno tiver espiral)
* enfeites (botões, sianinhas, lacinhos...)


Comece passando cola por toda a capa do caderno, com o auxílio do pincel. Se ele for brochura, como o da foto, passe sem medo, mas se tiver arame, cuidado para não "rebocar" o mesmo de cola. Logo em seguida coloque o tecido por cima, prensando-o bem com os dedos para que fique lisinho. Não esqueça de deixar uma sobra de uns 2cm nas laterais. Corte um quadrado (onde ficam as pontas da capa) dessas sobras de tecido e vire o resto para dentro, usando cola e o mesmo processo (é como encapar um caderno normalmente com plástico).

Quando já estiver mais seco, cole o elástico, virando, em cada extremidade, uns 2cm para dentro (veja na imagem acima). Prenda essas extremidades com um prendedor até que sequem bem.


Lembrando que se o caderno que está sendo encapando for de espiral, você pode (e deve) colar a fita de cetim rente ao arame, virando as sobras para dentro. Isso evita que o tecido fique desfiando e dá um acabamento lindo na capa. 

Agora corte o papel cartão (mais ou menos 1cm menor na largura e no comprimento das medidas da capa) e cole-o rente a parte de dentro da caderno, ou seja, o outro lado da capa (ver foto acima), para não deixá-lo com um aspecto feio. Repita o mesmo processo na contracapa.

Assim que ele secar (haja paciência...), você pode enfeitá-lo da maneira que preferir. O meu ficou assim:


Fica tão original quanto o outro que eu mostrei aqui da outra vez. E o melhor é que, apesar de parecer complicado, vá por mim: se até eu consegui fazer, você consegue... Logo eu posto mais fotos de cadernos desse tipo, e enquanto isso não acontece, olha só que cute os que eu encontre nesse site!

Gostaram? Sobrou alguma dúvida? Comentem!


p.s.: sempre sobra um "p.s." para fazer uma promessinha básica. Assim que eu puder, ensino a fazer as canetas com tecido que aparecem na foto. Mas talvez isso demore um pouco, rs...

7 comentários:

  1. Adorei, vou tentear fazer. Há, já estou participando do seu blog.
    Beijos, te adoro.
    Lêh Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, é super fácil e o resultado vale a pena!
      Valeu por participar flor, também te adoro muuito!
      Beijos

      Excluir
  2. amei, muito obrigada flor.
    vu faze rum desses no meu diário de bordo :)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Por nada não Lola, aposto que vai ficar lindo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Vou tentar fazer :x Quanto de tecido você acha que precisa?

    ResponderExcluir
  5. Então Gabi Jardim, geralmente o mínimo que eles vendem nas lojas de tecido é 30 cm, e acho que isso já é até mais que suficiente. Ou seja, a gente economiza e ainda sobra tecido para personalizar um monte de coisas! Haha... Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar viu, linda!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog, também comecei a personalizar meu caderno com tecido vermelho de poá. Seguindo o blog, se puder dar uma passadinha no meu. http://pensareevivere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir